Material de nossas semijoias:
Nossas semijoias são produzidas com liga de latão (cobre e zinco) de ótima qualidade, proporcionando longevidade em sua utilização e beleza similar a uma joia em seu acabamento.
Entendemos que a qualidade do material e mão de obra utilizado na fabricação das peças são tão importantes quanto o metal nobre aplicado em seu banho.
Banhos (folheação) das semijoias:
Nossas semijoias são banhadas em metal nobre, sendo que para o Ouro 18 k, a fim de oferecer um produto longevo, bem acabado e acessível economicamente, objetivando o melhor custo benefício para nossos clientes, seguimos os parâmetros da norma ABNT NBR 15876:2010, para que nossas semijoias banhadas com Ouro 18 k, possuam um ótimo grau de resistência e, portanto, durabilidade.
Etapas de nosso banho de Ouro 18 k:
Base Latão – Desengraxante – Cobre Ácido – Cobre Alcalino – Paládio – Ouro 24K – Ouro 18K – Ouro 22K – Verniz
O que define as joias?
São peças maciças confeccionadas com metal nobre, podendo conter pedras preciosas.
O que são as semijoias?
São peças maciças confeccionadas de metal não nobre e banhadas com metal nobre de boa durabilidade.
Semijoias ou bijuterias?
As semijoias recebem uma quantidade de metal nobre em seu banho que conferem qualidade e maior longevidade às peças.
Já, as bijuterias, não são banhadas em metal nobre ou então recebem uma camada mínima desse material, insuficiente para conferir a qualidade e resistência de uma semijoia, alterando sua cor devido a baixa resistência ao desgaste natural do banho.
Semijoias banhadas ou folheadas?
O processo de folheação ocorria no passado e consistia em aplicar uma fina camada de folha (folheados) de metal nobre, o ouro 18K, sobre a peça.
Hoje em dia utilizamos o banho de imersão por eletrodeposição de metais nobres (banhados) para aplicar os metais nobres nas semijoias, buscando o mesmo objetivo com tecnologia moderna e melhor acabamento.
Existe norma para folheados (banhados)?
Segundo a norma ABNT NBR 15876:2010, brincos banhados com Ouro 18 k, à partir de 5 milésimos, possuem ótimo grau de resistência e, portanto, durabilidade.
Essa quantidade em milésimos deve ser aumentada para as demais peças, como: anéis, correntes, pulseiras e similares.
Milésimos ou camadas?
Os milésimos, no moderno banho de imersão ou “banho de camadas”, são comparados às camadas, no antigo processo de folheação, apenas como ilustração, afinal são processos distintos com a mesma finalidade, mas não devem ser confundidos tecnicamente, uma vez que o banho veio para superar a folheação na eficiência e acabamento das semijoias, aumentando a quantidade de material depositado na base em milésimos à medida que ficar mais tempo imerso no banho.